sábado, 25 de fevereiro de 2012

Meia Noite em Paris (Midnight In Paris, 2011)

Aproveitando a empolgação inicial e o fim de semana em que estamos, pensei em fazer um mini-especial do Oscar 2012. Dado que esse é o único filme concorrente ao Oscar que vi esse ano, será um especial bem curto e bastante incompleto.

Anyway, é um ótimo filme. Independente de ser um Woody Allen genuíno ou não. O saudosismo de uma época que não se viveu é um sentimento universal, aqui desconstruído de uma forma genial. O personagem sente que não pertence aos dias de hoje, e sonha em viver na fervilhante Paris dos anos 20. Por um milgare qualquer consegue, e começa a perceber, depois de um deslumbramento inicial, a diferença entre o real e o ideal. Simples assim, e extremamente bem realizado.

Um outro efeito que esse filme teve sobre mim foi me fazer prestar atenção a Woody Allen, que até então na minha vida se resumia a alguma sessão de Tudo que Você Queria Saber Sobre Sexo... no Supercine quando moleque, além de um filme chatíssimo chamado Celebridades que vi (na verdade, dormi) no Cine Lumière do Itaim em 2000 e pouco. Me empolguei tanto que comprei um box do Woody com 20 filmes, além de alguns avulsos. Não me arrependi: Annie Hall é ainda melhor que esse, e alguns como A Rosa Púrpura do Cairo e Poderosa Afrodite são bem divertidos. O Dorminhoco, por outro lado, é uma das piores coisas que já tive o desprazer de ver.

Voltando à vaca fria, uma história interessante, com atores ótimos. Aliás, os atores merecem uma menção especial: Owen Wilson, goste ou não, manda muito bem, chegando a ser Woody Allen em alguns momentos. Marion Cotillard é uma graça, e o elenco de apoio, especialmente os artistas dos anos 20, acrescenta muito ao filme (Adrien Brody de Dali é impagável e o Hemingway de Corey Stoll está fantástico, entre outros).



Se ainda não viu, não deixe passar. Acho que não está mais nos cinemas, mas locadoras e a internet já devem ter. E não é fácil encontrar um filme inteligente e que ao mesmo tempo faça você se sentir tão bem. Recomendado. É minha torcida para o Oscar :-)

Minha Nota: 8,8 (21o. colocado na minha lista de melhores filmes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário