domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Advogado do Diabo (The Devil´s Advocate, 1997)

Outro dia, conversando com meu sócio Fábio, esse filme surgiu no assunto. Impressionante como esse filme está impresso no imaginário coletivo da minha geração. Não sei bem porque; se é a história (bastante original e "transgressora"), se são as atuações (até Keanu Reeves, o ator mais inexpressivo do mundo, se salva), a trilha sonora (Led Zeppelin!), as cenas mais "fortes", ou se é tudo junto. O fato é que um filme até certo ponto despretensioso ficou marcado, e na minha opinião é de fato uma conjunção de fatores:

- Um roteiro interessante: a história da tentação, o bem x o mal, ganância x honestidade já rendeu grandes roteiros. Aqui outro fator se soma, o diabo em pessoa tentando uma pessoa já de moral questionável (outro filme fantástico com essa premissa é Coração Satânico), e as reações totalmente humanas e até certo ponto compreensíveis dessa pessoa, com a qual nos identificamos

- Charlize Theron linda, em começo de carreira: e por "começo de carreira" quero dizer "sem pudor de fazer cenas de nudez". I rest my case.

Nem assim você muda de expressão facial, Keanu?


- Al Pacino: pra mim, a razão principal. Um excelente ator, já na fase de não precisar provar nada para ninguém, e recém admitido na "Escola Jack Nicholson de Atuação": represente você mesmo em todos os papéis. Muitas vezes dá errado (estão aí Nicholas Cage e Charlie Sheen que não me deixam mentir), mas para atores consagrados já em uma certa idade é o que há. Não pense no personagem; aja como você mesmo. Para ele, nesse filme, funcionou perfeitamente. O cara tá solto, duvido até que tenha decorado as falas. E com isso, carregou até o Keanu Reeves junto com ele, fazendo o cara parecer um bom ator. Tem maior desafio que esse?

Ah, o filme. Bom, um advogado ambicioso no começo da carreira, nunca tendo perdido um caso, recebe uma proposta milionária de um escritório famoso. Apesar dos avisos de sua mãe e do efeito negativo sobre sua mulher, resolve aceitar e subir na carreira nesse escritório. Logo, as coisas se mostram mais sinistras do que pareciam, e ele terá que fazer algumas escolhas.

No final, juntando tudo isso, um excelente drama, carregando todo esse questionamento de ganância x ética que é sempre atual. Ou seja, recomendadíssimo. Nem que seja para ver o último grande papel de um enorme ator (ah, vá, o que o Al Pacino fez de bom depois disso??? Perfume de Mulher é de 1992...).

Nota: 9,0 (16a. posição na minha lista de melhores filmes)

4 comentários:

  1. Pode sugerir posts ?? Se sim aqui vai minha primeira sugestão: "Cinema Paradiso". Abraço Célio

    ResponderExcluir
  2. Anotada a sugestão, mas acho que só consigo falar sobre ele se assistir de novo... faz muito tempo que vi...

    ResponderExcluir
  3. Esse aí é um filme "Regra dos 15 anos ao contrário" - se vc viu um filme antes dos 15 anos e não gostou, veja novamente, provavelmente voce nao entendeu nada! hahah eu tinha uns 10 anos quando saiu esse filme, acho que ele nao era pra mim..
    Daí aproveitei a ociosidade pra aproveitar seu blog - realmente mto bom o filme!
    Bjos
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Se o blog já serviu pra uma pessoa assistir e gostar de um filme que seja, já cumpri meu objetivo! :-)

    Nunca tinha pensado na Regra dos 15 Anos desse jeito, mas faz todo o sentido. Vou ali assistir 2001 - Uma Odisséia no Espaço de novo e já volto...

    Beijos!

    ResponderExcluir