sábado, 3 de março de 2012

Doutor Jivago (Doctor Zhivago, 1965)

Outro clássico: a história de amor entre o médico Dr. Yuri Zhivago e Lara, paixão de sua vida, durante os anos da Revolução Russa. Um épico de quase 3 horas e 20 minutos, contando praticamente toda a vida do médico, intercalando com a revolução e a guerra civil russa, que não apenas fornecem o background histórico como também afetam profundamente a vida dos protagonistas. Soberbo.

Enquanto pensava no filme, outra coisa me ocorreu: onde estão os filmes épicos? Não necessariamente no sentido de "extremamente bons", mas no sentido literal, os filmes que contam grandes histórias, ao longo de grandes espaços de tempo, acompanhando vidas e gerações de personagens? Filmes como E o Vento Levou..., Lawrence da Arábia e tantos outros simplesmente não existem mais. E não é o declínio de um gênero, como aconteceu com os westerns  e musicais, mas sim a derrocada de uma maneira de se contar uma história.

Imediatamente lembrei de um texto do André Barcinski recente, sobre a "infantilização do cinema", e devo concordar que provavelmente essa é a resposta. Não sei se por pressão de tempo, se por falta de paciência ou se porque as pessoas simplesmente não acham mais interessante, o fato é que hoje parecemos crianças no cinema. Não se fazem mais histórias densas, complexas, longas, e quando eu quero adaptar um livro longo, agora temos a solução perfeita: divide-se o filme em dois, além de não estressar por mais de 1:40 o pobre cérebro de quem vai ao cinema, ainda recebo 2 ingressos....

É uma pena. Há histórias que precisam ser saboreadas, degustadas e depois refletidas por muito tempo. Essa é uma delas. Além do roteiro, a fotografia, a trilha sonora (o famoso Tema de Lara), as atuações, tudo contribui para uma experiência única. É um dos filmes preferidos da minha mãe, e, ao contrário de Blade Runner, o fato de ter assistido mais velho só ajudou a saber assisti-lo muito bem.


A sorte é que décadas de cinema nos deixaram muitos e muitos exemplares desse cinema épico para redescobrir. Espero aqui estar fazendo a minha parte... :-)

Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário