quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love The Bomb, 1964)

Acho que já estava na hora de falar de outro filme clássico, então escolhi esse que para mim é um dos melhores de todos os tempos: uma mistura de filme de guerra, drama e comédia que na minha opinião é o ponto alto da carreira do fantástico comediante Peter Sellers. Ele faz 3 papéis no filme: o presidente americano, um militar inglês e o cientista alemão que dá nome ao filme, um remanescente do nazismo que virou consultor nos EUA.

A história se passa no auge da Guerra Fria entre EUA e URSS. Por uma paranoia pessoal, um comandante militar americano ordena um ataque nuclear à URSS, e por conta de todas as proteções anti-espionagem, aparentemente ninguém consegue cancelar o ataque. Para piorar, a URSS acabou de ativar o "artefato do fim do mundo", um conjunto de mísseis disparado automaticamente caso os soviéticos sofram um ataque, e que também não pode ser cancelado. Com isso, americanos e russos se juntam para tentar evitar o fim do mundo.

Poderia ser o roteiro de um filme tenso de guerra. E de fato existem filmes mais "sérios" com essa premissa (me lembro de Fail Safe, um filme com George Clooney, que foi apresentado ao vivo na TV americana uns anos atrás). Mas não é o caso de Dr. Fantástico. Apesar de alguns momentos mais sérios, o filme é todo em tom de sátira, e para mim é de longe o melhor filme do Kubrick, que inclusive dirigiu parte dos atores fazendo-os acreditar que o filme era sério.

Mas o filme é de Peter Sellers. Um excelente comediante, especialista em construir tipos, como o Inspetor Clouseau de A Pantera Cor de Rosa, aqui desempenha 3 papeis de maneira impressionante, como se fossem de fato 3 atores diferentes. Chega inclusive a "contracenar" consigo mesmo. Claro que "gênios" da sétima arte como Eddie Murphy e Adam Sandler já fizeram isso também, mas sem 1% da maestria de Sellers. Chega a ser uma blasfêmia compará-los.

Já disse em algum momento, acho que a comédia e a sátira são excelentes maneiras de revisitar a história. Nesse caso, é simplesmente genial, juntando um diretor perfeccionista, um ator excelente e um roteiro inspirado. Não sei se todos já viram o filme, mas sugiro fortemente. Uma aula de atuação em um filme fantástico.

Nota: 8,6 (28o colocado na minha lista de filmes favoritos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário