Ranking - Vencedores do Oscar de Melhor Filme



Durante o carnaval 2014 (mais especificamente, durante o domingo do Oscar), esse link apareceu no meu Facebook. É um texto do Buzzfeed que ranqueia os vencedores do Oscar de Melhor Filme desde Wings, em 1927. Claro, como qualquer lista, gerou polêmica, mas o que me deu a ideia de fazer aqui foi publicar a minha versão dessa lista. Bastante incompleta, claro, já que dos 87 vencedores até 2015, eu assisti apenas 34, tendo dado nota para 31, mas me fez perceber algumas coisas:

- Eu perdoei alguns dos poucos filmes ruins que aparecem aqui. Mas Crash e Chicago não tem como. Crash é um bem mal feito filmes de expiação de culpa, feito para que a "elite branca" americana saia do cinema se sentindo melhor por estar por dentro dos problemas dos mais pobres, viciados, "famílias desestruturadas", e afins. E, digo de novo, muito mal feito, cheio de clichês e com apenas algumas atuações que se salvam. Ganhou para "limpar a consciência" de quem votou, e para barrar a na época esperada vitória de Brokeback Mountain (que, confesso, não gostei também, mas é melhor e mais ousado). Já Chicago é só um musical ruim, que se apóia em Catherine Zeta-Jones e (já em processo de plastificação) Renée Zellweger, mas sinceramente só dá raiva. E eu gosto de musicais.

- Em geral, fui bastante generoso nas notas dos vencedores de Oscar. Dos 30, 23 têm nota 6,0 ou maior, o que significa bons filmes. No entanto, apenas 7 batem com a minha avaliação do melhor filme de cada ano, o que mostra que opinião é algo bem pessoal mesmo :-)

- Mais do que as outras listas, essa reflete muito a minha evolução como espectador de cinema. Como o filme vencedor do Oscar é um filme que normalmente você vê no lançamento, filmes mais antigos (especialmente das décadas de 80 e 90) refletirão o meu perfil daquelas épocas. Portanto, há umas distorções, como por exemplo A Noviça Rebelde estar tão abaixo (devo ter visto quando era adolescente).

Sem mais delongas, segue a lista:

1 - Casablanca
2 - O Poderoso Chefão
3 - Annie Hall
4 - A Lista de Schindler
5 - O Poderoso Chefão Parte II
6 - O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
7 - Birdman
8 - Argo
9 - Perdidos na Noite
10 - Titanic
11 - West Side Story
12 - O Silêncio dos Inocentes
13 - Beleza Americana
14 - A Malvada
15 - Forrest Gump
16 - Rain Man
17 - Rocky
18 - Platoon
19 - Os Infiltrados
20 - Coração Valente
21 - Guerra ao Terror
22 - A Noviça Rebelde
23 - Gladiador
24 - O Paciente Inglês
25 - Conduzindo Miss Daisy
26 - O Artista
27 - Shakespeare Apaixonado
28 - Menina de Ouro
29 - Dança com Lobos
30 - Crash
31 - Chicago

Nenhum comentário:

Postar um comentário